Bahia

Lama em Abrolhos: novas amostras de água são coletadas para estudo

Foram coletadas no último sábado (9), novas amostras da água, próximo da costa ao Sul da Bahia. O material foi levado ao Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos junto com as primeiras amostras da água recolhidas de nove pontos, entre Caravelas e o Parque de Abrolhos, para a base do Projeto Coral Vivo, em Arraial D'ajuda, distrito de Porto Seguro. [Leia mais...]

[Lama em Abrolhos: novas amostras de água são coletadas para estudo]
Foto : Manu Dias/GOVBA

Por Jessica Galvão no dia 10 de Janeiro de 2016 ⋅ 08:27

Foram coletadas no último sábado (9), novas amostras da água, próximo da costa ao Sul da Bahia. O material foi levado ao Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos junto com as primeiras amostras da água recolhidas de nove pontos, entre Caravelas e o Parque de Abrolhos, para a base do Projeto Coral Vivo, em Arraial D'ajuda, distrito de Porto Seguro.

Esse material irá passar por um processo de filtragem para a compactação dos sedimentos. Logo após, será analisado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde o resultado deverá estar pronto em dez dias. "Essas amostras agora vão ser levadas o mais rápido possível para que sejam feitas as análises para que seja comparado se o sedimento que está sendo observado, que está sendo coletado aqui, confere com o mesmo sedimento que existe presente lá na foz do Rio Doce", afirmou Ricardo Jerozolimski, chefe do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

Os resultados das amostras devem dizer se a mancha que aparece nas imagens de satélite seria lama da barragem da mineradora Samarco - empresa responsável pela barragem de mineração em Mariana, que se rompeu e contaminou rios e parte da costa - que foi rompida em Minas Gerais há dois anos.

Notícias relacionadas