Bahia

Prefeitura de Santo Amaro publica novas fotos e volta a receber críticas

Depois de ser acusada de racismo com a repercussão de uma peça publicitária de divulgação da Lavagem da Purificação de Santo Amaro, na última terça-feira (13), a prefeitura do município voltou a receber críticas em sua página do Facebook após a publicação de novas imagens, onde aparecem pessoas negras. A peça publicitária criticada inicialmente foi apontada como racista pelos internautas, pela falta de representatividade do município. [Leia mais...]

[Prefeitura de Santo Amaro publica novas fotos e volta a receber críticas ]
Foto : Reprodução

Por Stephanie Suerdieck no dia 13 de Janeiro de 2016 ⋅ 13:46

Depois de ser acusada de racismo com a repercussão de uma peça publicitária de divulgação da Lavagem da Purificação de Santo Amaro, na última terça-feira (13), a prefeitura do município voltou a receber críticas em sua página do Facebook após a publicação de novas imagens, onde aparecem pessoas negras. A peça publicitária criticada inicialmente foi apontada como racista pelos internautas, pela falta de representatividade, já que mostrava modelos, supostamente estrangeiros, que não condizem com a realidade da Bahia, muito menos da cidade. Em outra publicação, postada ainda na noite de terça-feira, o perfil da prefeitura republica uma imagem do dia 8 de dezembro, que retrata uma família negra. “Observem as datas de publicação das imagens. Sempre respeitamos a identidade de nosso povo negro”, pontuou a gestão municipal. Na página do Facebook também foram repostadas outras imagens, como uma referente ao Dia da Baiana de Acarajé e duas em que citam o Dia da Consciência Negra.

Um internauta bastante indignado também disparou contra a prefeitura. “Pelo visto vocês não têm a mínima capacidade de reconhecer os seus erros ou pior pelo visto vocês nem ao menos conseguem reconhecê-los. Somos uma população majoritária em nosso país e em Santo Amaro, no entanto, sempre somos esquecidos quando querem retratar alguma coisa ou somos lembrados apenas em certas datas chaves. O mínimo que vocês deveriam fazer era pedir desculpa a todos aqueles que mais uma vez foram jogados para o escanteio, ao invés de ficar postando imagens que foram publicadas e que só demostram a falta de criatividade e o descaso com a população local. Mais agora, acho que nem as desculpas servem, pois, não serão verdadeiras”, argumentou. Vale dizer que, em todas as postagens, há comentários pedindo retratação pública da Prefeitura de Santo Amaro, mesmo com um pronunciamento feito em resposta a um internauta: “Todo radicalismo e extremismo perde a razão no momento que você desrespeita a visão do outro. Pense ao contrário, se o cartaz fosse apenas com pessoas negras, as pessoas brancas poderiam se sentir ofendidas e fazer a mesma crítica que você? Somos contra qualquer tipo de preconceito, racismo, estereótipo, ofensas, radicalismo e extremismo. Respeitamos sua opinião, entretanto, você deveria ter mais cuidado ao julgar pessoas, instituições e o governo municipal como preconceituoso. Em nosso município, Estado e país, somos uma linda mistura de raças e cores”.

Comentarios

Notícias relacionadas