Bahia

Praias da Costa do Descobrimento passam a ser analisadas pelo Inema

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) vai passar a analisar as praias da Costa do Descobrimento. O órgão já realiza a balneabilidade das praias de Salvador e Região Metropolitana, Costa dos Coqueiros, Baía de Todos os Santos e da Costa do Cacau. Das praias avaliadas pelo Inema no local, nenhuma está imprópria para o banho neste fim de semana. [Leia mais...]

[Praias da Costa do Descobrimento passam a ser analisadas pelo Inema]
Foto : Reprodução/Site Férias Brasil/Adriano

Por Jessica Galvão no dia 15 de Janeiro de 2016 ⋅ 15:20

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) vai passar a analisar as praias da Costa do Descobrimento. O órgão já realiza a balneabilidade das praias de Salvador e Região Metropolitana, Costa dos Coqueiros, Baía de Todos os Santos e da Costa do Cacau. Das praias avaliadas pelo Inema no local, nenhuma está imprópria para o banho neste fim de semana.

O diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido mediante o recolhimento de amostras, durante cinco semanas, nas praias de Nativos, Mucugê, Munda, Taperapuã, Coroa Vermelha e Mojiquiçaba.

Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas, em cinco semanas consecutivas, apresentarem resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2.000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 ml de água.

O Inema ainda diz que, no período de tempo chuvoso, as praias podem ser contaminadas e oferecer risco de doenças. Além disso, segundo o órgão, é desaconselhável, mesmo em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Notícias relacionadas