Bahia

Navio Hidroceanográfico chega ao Arquipélago de Abrolhos neste sábado

Chega no próximo sábado (16), ao Arquipélago de Abrolhos, no Sul da Bahia, o Navio Hidroceanográfico (NHo) "Cruzeiro do Sul", segundo informações da Marinha do Brasil, divulgadas nesta sexta-feira (15). Serão realizadas diversas mediações e coleta de novas amostras da água e do fundo do mar da região. [Leia mais...]

[Navio Hidroceanográfico chega ao Arquipélago de Abrolhos neste sábado]
Foto : Manu Dias / GOVBA

Por Jessica Galvão no dia 15 de Janeiro de 2016 ⋅ 17:56

Chega no próximo sábado (16), ao Arquipélago de Abrolhos, no Sul da Bahia, o Navio Hidroceanográfico (NHo) "Cruzeiro do Sul", segundo informações da Marinha do Brasil, divulgadas nesta sexta-feira (15). Serão realizadas diversas mediações e coleta de novas amostras da água e do fundo do mar da região.

O objetivo é dar continuidade aos trabalhos de monitoramento e análise, iniciados no último dia 10, quando pesquisadores do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) realizaram as primeiras coletas de amostras na área, com o intuito de verificar se as manchas que apareceram recentemente no local possuem alguma relação com a lama formada a partir dos rejeitos de minérios que vazaram das barragens situadas em Mariana-MG, após acidente ocorrido em novembro de 2015, ou se são motivadas por outros fatores.

O Navio, que faz parte do Grupamento de Navios Hidroceanográficos, da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), sediada em Niterói-RJ, também realizou a coleta de dados oceanográficos na Foz do Rio Doce, no litoral do Espírito Santo, e permanecerá por dois dias em Abrolhos. Equipado com laboratórios, equipamentos e sensores destinados à pesquisa, coleta e processamento de dados, o “Cruzeiro do Sul” possibilitará o estudo de diversos parâmetros oceanográficos em toda a extensão do Arquipélago, de forma a contribuir com o trabalho de monitoramento das condições ambientais na região.

Comentarios

Notícias relacionadas