Bahia

Bahia é o 12º estado mais transparente do país, diz Controladoria-Geral da União

O ranking aponta que a Bahia figura no 12º lugar da tabela, com uma nota de 8,33. No âmbito municipal, Salvador fica na 30º posição e pontuação de 6,67

[Bahia é o 12º estado mais transparente do país, diz Controladoria-Geral da União]
Foto : Divulgação/CGU

Por Matheus Simoni no dia 15 de Maio de 2015 ⋅ 16:04

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou nesta sexta-feira (15) a Escala Brasil Transparente (EBT), índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros. No total, 492 municípios com até 50 mil habitantes foram analisados, além de todas capitais e dos 26 estados e o Distrito Federal. Todos os entes avaliados receberam uma nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso à Informação (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%). 

De acordo com a CGU, a ideia da metodologia é refletir sobre o cenário de transparência em todo o Brasil. O ranking aponta que a Bahia figura no 12º lugar da tabela, com uma nota de 8,33. No âmbito municipal, Salvador fica na 30º posição e pontuação de 6,67. Segundo a escala, os estados do Ceará e de São Paulo são os mais transparentes do país, ambos com nota máxima. Já as cidades com melhor avaliação são os municípios de Apiúna (SC) e São Paulo, ambas com nota dez. 

Notícias relacionadas