Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Estudante baiano é preso ao falsificar documentos para cursar medicina

Bahia

Estudante baiano é preso ao falsificar documentos para cursar medicina

Operação da Polícia Civil de Goiás prendeu, ao todo, 19 estudantes

Estudante baiano é preso ao falsificar documentos para cursar medicina

Foto: Reprodução/TV Bahia

Por: Metro1 no dia 28 de outubro de 2021 às 08:38

A Polícia Civil de Goiás prendeu 19 estudantes de medicina, nesta quarta-feira (27), suspeitos de entrarem no curso com históricos escolares falsos Os documentos falsificados foram utilizados em processo de transferência externa, ou seja, entre faculdades, para a Universidade de Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Além do baiano, preso em Barreiras, no oeste do estado, foram 17 presos em Goianésia, e um em Formosa.

As investigações feitas pela Polícia goiana apontou que alguns dos suspeitos nunca estudaram medicina e já entraram no quinto ou sexto período do curso através da transferência fraudada. Treze dos 19 presos já estavam na fase de internato e atendendo à comunidade. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados e a polícia ainda vai esclarecer a conduta de cada um.

A Universidade de Rio Verde (UniRV) divulgou nota em que afirma ter identificado fortes evidências de fraude documental praticada por alguns dos candidatos no processo de transferência. A instituição explicou que as faculdades que seriam de origem dos alunos confirmaram as fraudes. Pelo menos oito universidades privadas teriam sido usadas pelos estudantes como emissoras dos documentos.

O comunicado da Universidade de Rio Verde diz ainda que a universidade comunicou as fraudes à Polícia Civil, que assumiu o caso e orientou na continuidade da transferência para não atrapalhar a investigação. Após a operação policial, a instituição comunicou que vai expulsar os estudantes investigados.

Segundo a polícia, os alunos estudavam em campi de Goianésia e Formosa. Foram apreendidos também aproximadamente 80 históricos escolares falsificados durante a operação.