Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Bahia registra 104 mortes por intervenção policial em dois meses, aponta levantamento 

Bahia

Bahia registra 104 mortes por intervenção policial em dois meses, aponta levantamento 

Salvador somou quase 40% das mortes contabilizadas

Bahia registra 104 mortes por intervenção policial em dois meses, aponta levantamento 

Foto: Tony Silva / SSP - BA

Por: Metro1 no dia 03 de maio de 2022 às 11:06

Um levantamento feito pelo Ideas Assessoria Popular revelou que, entre janeiro e fevereiro de 2022, 104 pessoas foram mortas durante intervenções policiais na Bahia. Os dados coletados se referem aos municípios de Salvador, da Região Metropolitana e as cidades com mais de 100 mil habitantes.

Segundo levantamento, Salvador somou 38,5% das mortes contabilizadas. Foram, ao todo, 40 óbitos causadas por intervenção policial na cidade. A Região Metropolitana foi palco de 55 mortes. Já Vitória da Conquista e Feira de Santana registraram respectivamente 15 (14,4%) e 10 mortes (9,6%) entre janeiro e fevereiro de 2022. 

Do total de óbitos por intervenção polical, 103 foram de pessoas do sexo masculino e 1 de uma criança do sexo feminino, de 11 anos. 

O levantamento foi realizado através de uma apanhado de notícias disponíveis em veículos de comunicação. A Ideas Assessoria Popular reconhece que os dados divulgados ainda não dão conta da totalidade dos números das mortes por intervenção policial nas cidades apuradas.

"Trata-se de uma tentativa de compreender a dinâmica da violência policial no estado, através de uma metodologia possível à sociedade civil. A SSP-BA possui a tecnologia para o processamento dessas informações com mais robustez, contudo tem se negado/omitido a disponibilizá-las", afirma organização no levantamento.