Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

Duas pessoas são presas no norte da Bahia por desvio de recursos públicos

Entre os alvos estão políticos e seus familiares, servidores públicos, empresas com atuação em Baixa Grande e seus sócios-proprietários

Duas pessoas são presas no norte da Bahia por desvio de recursos públicos

Foto: Divulgação/MP-BA

Por: Metro1 no dia 11 de julho de 2022 às 17:13

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu na manhã desta segunda-feira (11) dois mandados de busca e apreensão no município de Campo Alegre de Lourdes, no norte do estado. 

O cumprimento dos mandados é parte da Operação “Primus”, deflagrada nesta segunda pelo Gaeco do Ministério Público do Piauí (MP-PI) contra esquema criminoso de desvios de recursos públicos do município piauiense de Baixa Grande do Ribeiro. 

O Gaeco baiano apreendeu documentos, notebooks e quase R$ 200 mil em espécie na sede de uma das empresas suspeitas de funcionarem como fachada para o esquema, cujo montante desviado foi calculado em mais de R$ 1,8 milhão. 

Entre os alvos estão políticos e seus familiares, servidores públicos, empresas com atuação em Baixa Grande e seus sócios-proprietários.

Segundo as investigações, o grupo teria desviado recursos públicos do município de Baixa Grande do Ribeiro por meio de direcionamento de licitações às empresas de fachada utilizadas pela organização criminosa, seguido de suas contratações com sobrepreço pelo gestor municipal.