Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Bahia

Irmandade da Boa Morte recusa ser tema de enredo de escola de samba carioca

Confraria bissecular tem sede na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano

Irmandade da Boa Morte recusa ser tema de enredo de escola de samba carioca

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 13 de julho de 2022 às 14:55

A Irmandade de Nossa Senhora Boa Morte recusou, em carta aberta, ser o tema do enredo da escola de samba Unidos de Padre Miguel para o carnaval de 2023. A confraria bissecular tem sede na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano. 

A instituição, formada por mulheres negras descendentes de escravizados, afirmou que a escola de samba não as contatou para pedir permissão ou, ao menos, entender sua história. "Falta de preocupação, responsabilidade e até respeito", escrevem sobre o vídeo divulgado pela Unidos de Padre Miguel, com comemorações que divergem das manifestações tradicionais da Boa Morte.

Há uma semana, a escola de samba publicou vídeo no Instagram seguido da legenda: "“Ave Maria Olorum – A Corte da Boa Morte” é o enredo que levaremos para a Marquês de Sapucaí, em 2023, em busca do nosso tão sonhado Título!!!".

"Não sabemos como nossa história será contada se nada nos foi perguntado, e sem a devida proteção as nossas tradições não há possibilidade de consentirmos. Assim, através da presente carta, registramos o nosso profundo agradecimento à escola de samba Unidos de Padre Miguel pela homenagem, ao tempo em que expressamos as nossas razões e decisão, orientadas pela força espiritual e ancestral que nos mantém, de não aceitação para figurarmos como tema do enredo de escola de samba no carnaval, apesar da grandiosa homenagem, em razão de sermos uma irmandade religiosa", conclui a Irmandade.

Confira carta na íntegra: