Bahia

Instituto Bahiano de Reabilitação comemora 60 anos de fundação nesta segunda

O Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), comemora nesta segunda-feira (29), 60 anos de sua fundação, em Salvador. Tido como um centro de referência em reabilitação e pós-reabilitação para pessoas com deficiências neuropsicomotoras, o IBR atende pacientes com microcefalia, por exemplo. [Leia mais...]

[Instituto Bahiano de Reabilitação comemora 60 anos de fundação nesta segunda]
Foto : Tácio Moreira/Metropress

Por Gabriel Nascimento e Matheus Morais no dia 29 de Fevereiro de 2016 ⋅ 11:39

O Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), comemora nesta segunda-feira (29), 60 anos de sua fundação, em Salvador. Tido como um centro de referência em reabilitação e pós-reabilitação para pessoas com deficiências neuropsicomotoras, o IBR atende pacientes com microcefalia, por exemplo. O evento, realizado em Ondina, conta com a participação do presidente da Fundação José Silveira, Dr. Geraldo Leite, além de outros nomes.

O médico Fernando Nova foi o responsável pela fundação do instituto no dia 16 de janeiro de 1956. A unidade enfrentou uma séria crise dos anos 80 até 2001, o que levou à intervenção governamental. Em 2003, o Governo estadual designou a Fundação José Silveira para assumir o IBR, com anuência do Ministério Público e, posteriormente, em 2005, incorporou a unidade ao patrimônio da FJS.

Ao longo dos últimos 10 anos, o funcionamento da unidade foi garantido mediante investimento de 22 milhões de reais da Fundação José Silveira. Por ano realiza mais de 138 mil procedimentos de reabilitação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são realizados.

Notícias relacionadas