
Bahia
Mais de 5 toneladas de coral invasor são removidas da Baía de Todos-os-Santos
A ação foi ocorreu em áreas críticas da costa, como a Ponte da Marinha, a Marina e a região de Pandelis

Foto: Divulgação/Inema
Uma operação ambiental realizada na quarta-feira (17), em Itaparica (BA), retirou 5.549,57 kg do octocoral bioinvasor Chromonephthea braziliensis da Baía de Todos‑os‑Santos. A ação, coordenada pela Prefeitura de Itaparica por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), ocorreu em áreas críticas da costa, como a Ponte da Marinha, a Marina e a região de Pandelis, com o objetivo de conter os impactos dessa espécie que cresce de forma acelerada e ameaça o equilíbrio dos ecossistemas marinhos locais.
A força-tarefa foi realizada em duas etapas: na primeira, foram removidos 2.939,42 kg de coral na Ponte da Marinha, e na segunda, 2.610,15 kg na mesma ponte, além da Marina e de Pandelis. A presença do coral invasor compromete a fauna e flora nativas, altera a cadeia alimentar marinha e prejudica atividades econômicas ligadas ao mar. Especialistas alertam que a retirada é essencial para a preservação e restauração das áreas afetadas.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Luís André Reis Rocha, a operação evidencia a eficácia do trabalho em parceria, com planejamento técnico e responsabilidade ambiental. A iniciativa também contou com suporte técnico do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Instituto Pró-Mar. O próximo passo envolve monitoramento contínuo e ações de restauração dos recifes nativos para garantir a recuperação plena dos ecossistemas costeiros.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.