
Bahia
Bahia registra menor número de mortes violentas em 13 anos
Megaoperações e reforço policial resultam em queda de 28% nas ocorrências em novembro de 2025

Foto: Alberto Maraux | SSP
A Polícia Civil da Bahia registrou em novembro de 2025, encerrado no último domingo (30), o menor número de mortes violentas dos últimos 13 anos, impulsionado por megaoperações, asfixiamento financeiro de facções e reforço no patrulhamento. Ao todo, foram contabilizadas 273 mortes violentas no mês, representando uma redução de 28% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 379 casos.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que o resultado reflete a dedicação das Forças Policiais e lembrou que, nos anos anteriores, as reduções já vinham ocorrendo: 6% em 2023 e 8,2% em 2024. Ele também ressaltou o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, que contratou seis mil policiais e bombeiros em pouco mais de dois anos e que, na próxima sexta (5 de dezembro), serão incorporados mais 2.000 PMs.
Além do patrulhamento ostensivo, houve fortalecimento da Criminalística com a duplicação do efetivo do Departamento de Polícia Técnica. Para 2026, está previsto um novo concurso para a Polícia Civil, oferecendo 750 vagas para delegados, escrivães e investigadores.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

