Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

Secretário diz que vai discutir com Rui situação da Osba: "Merece demais"

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) sofre, hoje, com um desfalque de 30 músicos. Com esse quadro e após o apelo do cantor Djavan, durante show na Concha Acústica, no último sábado (23), o Secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, falou sobre o assunto. [Leia mais...]

Secretário diz que vai discutir com Rui situação da Osba: "Merece demais"

Foto: Tácio Moreira / Metropress

Por: Camila Tíssia e Gabriel Nascimento no dia 26 de julho de 2016 às 09:49

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) sofre, hoje, com um desfalque de 30 músicos. Com esse quadro e após o apelo do cantor Djavan, durante show na Concha Acústica, no último sábado (23), o Secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, falou sobre o assunto. Durante entrevista ao apresentador José Eduardo, na Rádio Metrópole, nesta terça-feira (26), ele afirmou que vai "colocar na mesa" do governador Rui Costa uma proposta que possa garantir o pleno funcionamento da Osba, e com isso ter capacidade para captar recursos de apoio privado.

"Eu sou apaixonado pela Osba. Ocorre que com o passar do tempo foi perdendo músicos, ou por aposentadoria, transferência, e não houve reposição. Reda está proibido, não teve concurso e chegou em um número de músicos que afeta muito o andamento da orquestra. Faz pequenos concertos, mas grandes coisas não pode executar. A saída seria, desde que eu cheguei à secretaria que me apresentaram a proposta que me encantou muito, de publicização. Será gerida por uma Organização Social, o que dá muito mais velocidade pra contratar músicos e poder se reconstituir como uma orquestra, que merece e demais", explicou. 

Portugal reforçou que a reunião com o governador será ainda esta semana. "Ainda bem que quem tá sentado na cadeira de secretário é um artista, o que houve, preciso explicar para as pessoas não fazerem falso juízo. Como marcamos com o Rui pra falar sobre três assuntos: escolas culturais, que é dos olhos dele, parque imobiliário do Pelourinho e a Osba. Vou sentar com três dirigentes pra falar sobre os assuntos. Toda a vez que a gente marcou, o governador precisou sair pra outro compromisso mais urgente ainda. Isso só precisa de 5 minutos". 

Leia mais:

Osba: Após apelo, Djavan recebe boa notícia do governador Rui Costa