Bahia

Instituto Geográfico e Histórico oferece curso de História da Bahia

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia abriu inscrições para o Curso História da Bahia. As aulas, com início dia 22 de agosto, serão ministradas pela professora doutora Antonietta D´Aguiar Nunes, sempre uma semana por mês, entre agosto a novembro, com carga horária de 80 horas.[Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Camila Souza/GOVBA

Por Matheus Simoni no dia 07 de Agosto de 2016 ⋅ 16:40

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia abriu inscrições para o Curso História da Bahia. As aulas, com início dia 22 de agosto, serão ministradas pela professora doutora Antonietta D´Aguiar Nunes, sempre uma semana por mês, entre agosto a novembro, com carga horária de 80 horas.

Durante o curso serão debatidos temas como a Pré História Brasileira e Baiana; capitanias hereditárias; primeiros engenhos; o séc. XVIII baiano: ouro em Rio de Contas e Jacobina; Revolução dos Búzios; a província da Bahia do sec. XIX; a Bahia republicana; revolução de 1930 e a chamada Era Vargas, dentre outros.

Em 2013, durante a terceira edição do encontro, o IGHB lançou, com o apoio da Bahiatursa, o livro “Conhecendo a História da Bahia – da pré-história a 1815”, de autoria da historiadora Antonietta D´Aguiar Nunes. A publicação referiu-se ao período que vai desde a pré-história nas terras hoje consideradas Brasil, a chegada dos europeus, a colonização chegando até a elevação do Brasil a Reino Unido aos de Portugal e Algarves numa comunidade lusófona de nações.

O segundo volume, Conhecendo a História da Bahia no período monárquico (1815-1889), com previsão de lançamento em novembro, refere-se ao período monárquico, abrangendo o Brasil Reino e o Brasil Império até a Aclamação da República na Bahia, uma das últimas províncias a aderir ao novo regime de governo: 1815 a 1889.

Serão oferecidas 180 vagas. A taxa de inscrição é R$ 100,00 e pode ser feita pelo site www.ighb.org.br.

Notícias relacionadas

[Justiça baiana suspende apreensão de veículos com IPVA atrasado]
Bahia

Justiça baiana suspende apreensão de veículos com IPVA atrasado

Por Alexandre Galvão no dia 16 de Novembro de 2018 ⋅ 13:18 em Bahia

​​​​​​​A decisão diz ainda que as razões que fundamentam o pedido de tutela da OAB-BA se mostram relevantes e que a apreensão de veículos com IPVA atrasado traz constrang...