Bahia

Detran e Correios realizam mutirão para entrega de documentos atrasados

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e os Correios iniciam um mutirão para agilizar a entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), neste fim de semana. [Leia mais]

[Imagem not found]
Foto : Tácio Moreira/Metropress

Por Luiza Leão no dia 12 de Agosto de 2016 ⋅ 14:45

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e os Correios iniciam um mutirão para agilizar a entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), neste fim de semana.

A ação foi decidida após reunião entre a direção do órgão e representantes da empresa realizada na última quinta-feira (11). Cerca de 140 mil documentos serão entregues em todo o estado. O atraso nas entregas foi provocado por uma falha na logística de distribuição dos Correios.

Para não ser prejudicado, o Detran permitiu a substituição do documento pelo comprovante de pagamento por um prazo de 30 dias, obedecendo a portaria Detran 223, que permite esse benefício. Além do mutirão, haverá o recadastramento de veículos pela internet, permitindo que o cidadão escolha se quer continuar recebendo o CRLV nos Correios ou no Detran.

De acordo com a gerente de Vendas Corporativas dos Correios, Cora Azevedo dos Santos, há uma média de 3% no índice de devolução, que tem relação com inconsistências cadastrais de condutores e independe da situação atual. “As pessoas mudam de endereço e não atualizam o cadastro no Detran ou usam comprovantes de residência que não têm a chancela dos Correios, o que dificulta a localização do destinatário. O desenho da capital também dificulta, já que os limites de alguns bairros se confundem”, explicou a gerente.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estebelece como infração leve dirigir sem o licenciamento. A multa é prevista no valor de R$ 53,20, perda de três pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo. Em novembro a multa sofrerá reajuste e será equivalente a R$ 88,38.

Notícias relacionadas