Bahia

Auditoria nas urnas eletrônicas da Bahia vai garantir segurança nas eleições

Com o objetivo de garantir a segurança dos eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) publicou um edital no Diário da Justiça Eletrônica (DJE), nesta sexta-feira (9), para a realização de auditoria das urnas eletrônicas selecionadas para as Eleições Municipais 2016. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : José Cruz/Agência Brasil

Por Luiza Leão no dia 09 de Setembro de 2016 ⋅ 16:01

Com o objetivo de garantir a segurança dos eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) publicou um edital no Diário da Justiça Eletrônica (DJE), nesta sexta-feira (9), para a realização de auditoria das urnas eletrônicas selecionadas para as Eleições Municipais 2016.

As urnas serão escolhidas por meio de sorteio realizado em audiência pública na véspera das eleições, dia 1º de outubro, às 9h, na Sala de Sessões do Tribunal. Para o procedimento que será filmado pela Justiça, o voto registrado em cada uma das urnas sorteadas deverão também ser anotados em cédulas de papel e depositados em urnas de lona. Os dados registrados nas duas urnas deverão coincidir. A auditoria disciplinada é determinada pela Resolução 23.458/2015, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No dia e horário das eleições, realizada em 2 de outubro das 8h às 17h, o procedimento demonstrará a confiabilidade do sistema de votação eletrônica. O procedimento é aberto ao público e ocorrerá no auditório do TRE-BA, localizado na 1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia, 150 – CAB. Caso haja segundo turno eleitoral, o procedimento voltará a ser realizado no dia 30 de outubro.

Notícias relacionadas