Bahia

Pesquisa revela índice de educação na Bahia abaixo da média nacional

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia a qualidade de ensino do país, foi atualizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado na última segunda-feira (5). De acordo com a atualização referente ao ano de 2015, a Bahia está abaixo da média em dois dos três índices. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Suami Dias/ GOVBA

Por Luiza Leão no dia 09 de Setembro de 2016 ⋅ 16:45

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia a qualidade de ensino do país, foi atualizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado na última segunda-feira (5). De acordo com a atualização referente ao ano de 2015, a Bahia está abaixo da média em dois dos três índices.

No ensino fundamental II, referente aos oitavo e nono anos, a média foi de 3,7 pontos. O indicador do 3 ano do EM foi ainda mais baixo, marcando 3,1 pontos, justamente no ano em que os estudantes realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), prova substitutiva do antigo vestibular e que é porta de entrada para diversas universidades do país.

A meta esperada para os estados brasileiros era 4,3, mas a média nacional para o terceiro ano do ensino médio, assim como a Bahia, foi abaixo do esperado, marcando 3,7 pontos. Essa escala vai de 0 a 10. Até 2021, o Ministério da Educação (MEC) espera atingir 6 pontos a nível nacional.

Notícias relacionadas