Bahia

Capacidade do reservatório de Sobradinho deve chegar a 0% este ano

O volume útil do reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, deve chegar a 0% até o final de 2016, segundo afirmação dada nesta quarta-feira (14) pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho. Caso isso se concretize, a maior represa da região Nordeste poderá funcionar utilizando apenas o volume morto. O volume de água foi reduzido devido a irregularidade no período de chuvas. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por Luiza Leão no dia 14 de Setembro de 2016 ⋅ 14:42

O volume útil do reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, deve chegar a 0% até o final de 2016, segundo afirmação dada nesta quarta-feira (14) pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho. Caso isso se concretize, a maior represa da região Nordeste poderá funcionar utilizando apenas o volume morto. O volume de água foi reduzido devido a irregularidade no período de chuvas.

De acordo com o ministro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revelou que se o volume de chuvas de 2017 for o mesmo deste ano e a vazão de água da represa for mantida, Sobradinho pode chegar ao final de 2017 com o volume negativo em 15%, isto é, abaixo do volume morto.

O governo encaminhou à Casa Civil um pedido da Chesf, subsidiária da Eletrobras e responsável pela Usina Hidrelétrica de Sobradinho, para reduzir a vazão de água do reservatório.

A redução estimada é de 800 metros cúbicos para 700 metros cúbicos por segundo, mas há resistência de órgãos ambientais como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e de algumas companhias estaduais de água.

A situação pode demorar para se reverter. “No fundo, no fundo, a gente precisar de uns dois invernos melhores para que a gente tenha um certo grau de segurança nos reservatórios para a gente poder voltar a ter um mix mais favorável na composição do preço de energia do Nordeste”, disse Coelho.

Notícias relacionadas