Bahia

Ibama autoriza redução na vazão dos reservatórios do São Francisco

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu na noite desta segunda-feira (26) uma autorização especial para que a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) reduza o nível de vazão dos reservatórios do Rio São Francisco, de 800 para até 700m³ por segundo. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Por Laura Lorenzo no dia 27 de Setembro de 2016 ⋅ 15:45

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu, na noite desta segunda-feira, uma autorização especial para que a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) reduza o nível de vazão dos reservatórios do Rio São Francisco, de 800 para até 700m³ por segundo.

Contudo, mesmo com o aval da instituição, a Chesf precisa ainda de uma resolução da  Agência Nacional de Águas (ANA), que vai avaliar o perigo que a decisão pode representar para o fornecimento público de água. 

Segundo a autorização expedida pelo Ibama, a medida deve ser dividida em duas etapas. A Chesf, por sua vez, deve apresentar um relatório em cerca de 30 dias com o balanço das ações e o monitoramento das águas do médio e baixo São Francisco, para atestar os possíveis desdobramentos nas atividades econômicas relacionadas aos rio. Por isso a companhia concordou que a medida deve ser tomada em duas etapas, para não comprometer o abastecimento de energia. 

 As chuvas dos nove primeiros meses deste ano, na bacia do Rio São Francisco, que abastece o Reservatório do Sobradinho, representaram o pior cenário hídrico registrado nos últimos 85 anos

Notícias relacionadas