Bahia

Rui Costa anuncia que a Bahia não vai adotar horário de verão

O governador Rui Costa anunciou oficialmente que a Bahia não irá adotar o horário de verão em 2016. De acordo com o chefe do Executivo estadual, a decisão tem como base a opinião da maioria da população do estado, que é contrária à mudança. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Tácio Moreira/Metropress

Por Matheus Simoni no dia 29 de Setembro de 2016 ⋅ 16:49

O governador Rui Costa anunciou oficialmente que a Bahia não irá adotar o horário de verão em 2016. De acordo com o chefe do Executivo estadual, a decisão tem como base aa opinião da maioria da população do estado, que é contrária à mudança.

"O povo da Bahia, majoritariamente, é contra. Ano passado, como foi meu primeiro ano [como governador], mandei fazer uma pesquisa para saber a opinião dos baianos. Se fosse dividido, poderia até fazer um plebiscito, ou pensar duas vezes. Mas é uma diferença muito grande, beira a quase 80% a rejeição ao horário de verão. Não faz nenhum sentido ir contra a opinião de 80% de seu povo que não quer mudança de horário", declarou.

Outro fator determinante apontado por Rui é a baixa economia em energia elétrica que não justificaria o desconforto das pessoas acordarem mais cedo, em meio ainda à escuridão, para trabalhar ou fazer outras atividades. O governador ressaltou que recebeu muitas demandas do meio empresarial e que respeita a opinião do segmento, porém a prioridade é garantir o bem estar dos trabalhadores e do cidadão, que quer preservar sua rotina, além de assegurar o desejo da maioria.

"Até porque, como estamos no Nordeste brasileiro, a economia de energia no Sudeste é muito explícita e muito claro o ganho econômico na redução de energia, que é muito grande. Aqui no Nordeste esse ganho não é explícito, é muito relativo como mudança na vida das pessoas", disse ele. 

 

Notícias relacionadas

[Justiça baiana suspende apreensão de veículos com IPVA atrasado]
Bahia

Justiça baiana suspende apreensão de veículos com IPVA atrasado

Por Alexandre Galvão no dia 16 de Novembro de 2018 ⋅ 13:18 em Bahia

​​​​​​​A decisão diz ainda que as razões que fundamentam o pedido de tutela da OAB-BA se mostram relevantes e que a apreensão de veículos com IPVA atrasado traz constrang...