Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Rui diz que prioridade baiana em verba federal deve ser das encostas, não do BRT

Bahia

Rui diz que prioridade baiana em verba federal deve ser das encostas, não do BRT

O governador Rui Costa entregou, nesta terça-feira (21), obras de contenção de encostas nos bairros de Cajazeiras, Pau da Lima e Vila Canária. Na ocasião, perguntado pelo Metro1 sobre uma eventual interferência do governo com o Ministério das Cidades para o desenrolar da verba esperada pela Prefeitura de Salvador para o BRT Lapa-LIP, o petista explicou que, se o dinheiro não for suficiente para as encostas e o corredor de ônibus, ele deve ser aplicado prioritariamente nas encostas. [Leia mais...]

Rui diz que prioridade baiana em verba federal deve ser das encostas, não do BRT

Foto: Manu Dias/GovBA

Por: Felipe Paranhos no dia 21 de julho de 2015 às 13:11

O governador Rui Costa entregou, nesta terça-feira (21), obras de contenção de encostas nos bairros de Cajazeiras, Pau da Lima e Vila Canária. Na ocasião, perguntado pelo Metro1 sobre uma eventual interferência do governo com o Ministério das Cidades para o desenrolar da verba esperada pela Prefeitura de Salvador para o BRT Lapa-LIP, o petista explicou que, se o dinheiro não for suficiente para as encostas e o corredor de ônibus, ele deve ser aplicado prioritariamente nas encostas. 

"Temos buscado ajudar com todos os recursos de Brasília. Mas, evidentemente, nós estamos acompanhando a dificuldade macroeconômica do governo federal. Eu, por exemplo, tenho o projeto do VLT [veículo leve sobre trilhos, para substituir o trem do Subúrbio], que eu não tive ainda autorização pra licitar. Então é assim: no momento de dificuldade, as obras ficam adiadas durante um tempo, e o governo federal, acredito, está tomando fôlego financeiro pra dar início a essas obras. Eu amanhã estou indo lá e vou cobrar o VLT com o ministro das Cidades e o da Integração Nacional. Agora, eu digo a você: se ele me disser 'só tenho R$ 200 milhões pra Salvador', eu vou dizer a ele que eu preciso desses R$ 200 milhões para as encostas, porque o BRT é importante, mas, comparado com essas encostas, esse ano morreram 22, 23 pessoas. E nós precisamos salvar essas vidas", explicou. 

Segundo Rui, a prioridade da contenção não implica deixar de cobrar a verba para outras obras em Salvador. "O que precisamos de imediato é esse dinheiro das encostas. Os outros projetos eu vou perguntar como é que estão e quero planejamento pra isso. Mas, como vocês estão vendo, me acompanhando toda semana, é urgente essa questão das encostas, porque são vidas humanas, crianças, idosos, que precisam ser salvos", falou. 

Recentemente, em entrevista à Metrópole, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, declarou que "em breve" sairia a verba federal para o BRT da Prefeitura. Quando Mário Kertész questionou se esta brevidade se referia a um período de tempo entre uma semana e dez dias, o ministro escorregou. "Está muito próximo. Em breve estaremos fazendo uma grande festa”, prometeu.