Bahia

TJ-BA vai destinar 30% das vagas para negros em próximos concursos

A partir do próximo concurso público, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vai destinar 30% das suas vagas para afrodescendentes. Em decisão histórica, o TJ-BA se tornou a primeira corte do Brasil a reservar as vagas para cargos nas carreiras de magistrado e servidor. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Divulgação/TJ-BA

Por Bárbara Silveira no dia 25 de Julho de 2015 ⋅ 09:30

A partir do próximo concurso público, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vai destinar 30% das suas vagas para afrodescendentes. Em decisão histórica, o TJ-BA se tornou a primeira corte do Brasil a reservar as vagas para cargos nas carreiras de magistrado e servidor. De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia, a mudança foi proposta pelo presidente do Tribunal, o desembargador Eserval Rocha, e a resolução aprovada na sessão da última sexta-feira (24). 

Segundo o presidente da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos, desembargador Lidivaldo Raiache Raimundo Brito, afirmou que "o percentual se justifica em razão da grande presença de descendentes de africanos trazidos como escravos, em navios chamados negreiros, para trabalhar nas lavouras brasileiras”.

Notícias relacionadas