Bahia

Bahia lidera número de mortes por choque elétrico no país

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), revelou que a Bahia é o estado com maior número de mortes por choque elétrico no Brasil, com 68 óbitos em 2014. Analisando notícias veiculadas em todas [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Reprodução/O Globo

Por Gabriel Nascimento no dia 31 de Julho de 2015 ⋅ 06:48

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), revelou que a Bahia é o estado com maior número de mortes por choque elétrico no Brasil, com 68 óbitos em 2014. Analisando notícias veiculadas em todas as mídias e redes sociais do país, o estudo foi o primeiro detalhado sobre o assunto. Os números oficiais preocupam ainda mais. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) aponta o registro de 127 óbitos no ano passado. O engenheiro eletricista que participou da pesquisa, Edson Martinho, informou ao jornal A Tarde que os acidentes aconteceram, em sua maioria, dentro de residências, por conta da má conservação do sistema de energia.

Segundo o engenheiro, as instalações precisam de manutenção a cada cinco anos, pois o isolamento dos cabos pode ser danificado na construção da casa, em obras ou com o passar do tempo. Martinho ressaltou que as revisões devem ser feitas apenas por profissionais. Na vistoria, itens como: condutor de proteção, fio terra, dimensão dos cabos, dispositivo DR (proteção contra choques e incêndios) são analisados.

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que recebeu 105 ocorrências envolvendo interferência da população na rede da empresa em 2014. 34 provocaram mortes. Em 2015, já foram 49 registros, com nove óbitos. Entre as instalações irregulares, 10% são referentes a ligações clandestinas, os “gatos” de energia.

Notícias relacionadas

[Justiça baiana suspende apreensão de veículos com IPVA atrasado]
Bahia

Justiça baiana suspende apreensão de veículos com IPVA atrasado

Por Alexandre Galvão no dia 16 de Novembro de 2018 ⋅ 13:18 em Bahia

​​​​​​​A decisão diz ainda que as razões que fundamentam o pedido de tutela da OAB-BA se mostram relevantes e que a apreensão de veículos com IPVA atrasado traz constrang...