Bahia

Intoxicação após ingestão de peixe é causa de doença misteriosa, indica estudo

O estudo sobre a doença misteriosa, que causa fortes dores musculares e urina preta, foi concluído na Bahia e descartou a infecção por vírus ou bactérias. De acordo com os pesquisadores — os mesmos que identificaram o vírus Zika no estado — a partir de agora, os próximos casos serão tratados como suspeitas de doença de Haff. [Leia mais...]

[Intoxicação após ingestão de peixe é causa de doença misteriosa, indica estudo]
Foto : Agência Brasil

Por Gabriel Nascimento no dia 10 de Março de 2017 ⋅ 08:03

O estudo sobre a doença misteriosa, que causa fortes dores musculares e urina preta, foi concluído na Bahia e descartou a infecção por vírus ou bactérias. De acordo com os pesquisadores — os mesmos que identificaram o vírus Zika no estado — a partir de agora, os próximos casos serão tratados como suspeitas de doença de Haff. Entre dezembro de 2016 e janeiro deste ano, foram 50 ocorrências.

Amostras de fezes, urina e sangue de 15 pacientes foram coletadas e analisadas pelos especialistas. Quase 100% do grupo ingeriu os peixes Olho de Boi e Badejo e, após o estudo, os pesquisadores concluíram que houve intoxicação. Apesar do resultado, ainda não há detalhes sobre a substância que provocou os casos. Um dos pesquisadores, Antonio Bandeira, disse ao G1 que um pedaço de peixe consumido por uma paciente foi encaminhado ao Ministério da Saúde e, posteriormente, para um laboratório nos Estados Unidos.

 

Notícias relacionadas