Bahia

Rui visita Senai Cimatec para conhecer o supercomputador mais rápido da América

O governador Rui Costa visita na manhã desta quarta-feira (27), o Senai Cimatec, onde vai conhecer o supercomputador mais rápido da América Latina. Batizado de Yemoja, o equipamento tem capacidade para realizar 400 trilhões de operações por segundo (Tflops). [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Tácio Moreira/ Metropress

Por Stephanie Suerdieck no dia 27 de Maio de 2015 ⋅ 09:40

O governador Rui Costa visita na manhã desta quarta-feira (27), o Senai Cimatec, onde vai conhecer o supercomputador mais rápido da América Latina. Batizado de Yemoja - Iemanjá, em iorubá -, o equipamento tem capacidade para realizar 400 trilhões de operações por segundo (Tflops). A máquina será utilizada em pesquisas de geofísica e também vai beneficiar a comunidade acadêmica, a indústria de petróleo e gás e a sociedade em geral, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento de estudos em campos complexos, como os do pré-sal. O Yemoja será inaugurado a partir das 14h pelo Senai Cimatec.

 

O Governo do Estado é parceiro no Centro de Supercomputação para Inovação Indústria, onde está instalado o supercomputador, juntamente com a companhia de óleo e gás BG Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Senai Nacional e a Intel.

Notícias relacionadas