Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

Ambulâncias do Samu estão abandonadas no pátio da prefeitura de Juazeiro

MP-BA investiga a situação desde 2015; gestão municipal aguarda posição do Ministério da Saúde

Ambulâncias do Samu estão abandonadas no pátio da prefeitura de Juazeiro

Foto: Reprodução/TV São Francisco

Por: Juliana Rodrigues no dia 18 de setembro de 2018 às 11:20

Mais de dez ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estão abandonadas e sucateadas no pátio da prefeitura de Juazeiro, no norte da Bahia. No local, há veículos sem motor, pneus, janelas e faróis.

Alguns deles chegam a ter seringas abandonadas no interior. Ontem (17), representantes do Ministério Público do Estado (MP-BA) se reuniram com a gestão municipal para discutir o caso.

A situação é investigada desde 2015 pelo MP-BA, que recebeu denúncias de má prestação do serviço. Dois anos depois da abertura do inquérito, o órgão apresentou à prefeitura um relatório onde apontava os problemas, mas não recebeu resposta na ocasião.

Além das ambulâncias abandonadas, outras irregularidades são a ausência de nomeação de coordenadores médicos e de enfermagem, falta de manutenção nas unidades móveis de saúde e o funcionamento do Samu com 75% da frota. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as sete ambulâncias disponíveis são suficientes para atender a população, que registra em média 60 ocorrências por dia. O município diz que aguarda posicionamento do Ministério da Saúde para decidir o destino dos veículos sucateados.