Bahia

Produção industrial baiana cresce 1,1% entre outubro e novembro, aponta IBGE

Mesmo com menor crescimento entre os 15 locais pesquisados, o resultado ficou acima da média nacional, que foi de 0,2%

[Produção industrial baiana cresce 1,1% entre outubro e novembro, aponta IBGE]
Foto : Arquivo / Agência Brasil

Por Daniel Brito no dia 07 de Dezembro de 2018 ⋅ 12:40

A produção industrial da Bahia voltou a crescer no mês de outubro, de acordo com dados divulgados hoje (7) pelo IBGE. Segundo o instituto, o crescimento foi de 1,1%, após o estado registrar uma queda de -3,1% em setembro. Mesmo com o menor crescimento entre os 15 locais pesquisados, o resultado ficou acima da média nacional, que foi de 0,2%.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, a produção industrial baiana também cresceu, com uma variação positiva de 7,1%, após ter caído -2,6% em setembro. Neste caso, o desempenho também foi melhor do que a média nacional, de 1,1%, e acompanhou o movimento de crescimento verificado em outros 9 dos 15 locais pesquisados.

O aumento de 7,1% é reflexo do desempenho positivo das indústrias de transformação (7,3%) e extrativas (3,5%), que cresceram em 5 das 11 atividades pesquisadas separadamente no estado.

Entre os principais impactos positivos para o crescimento, estão a da fabricação de celulose, papel e produtos de papel (39,0%), que registra aumentos seguidos desde maio deste ano, e fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (18,0%), que contabilizou o segundo aumento consecutivo em um ano.

Setores, como o de metalurgia, com 7,9%; outros produtos químicos, com 7,2%; e fabricação de bebidas, com 4,3%, também cresceram. Como impactos negativos, estão a produção de veículos e a fabricação de alimentos, que registraram queda de -5,5% e -5,0%, respectivamente.

 

Notícias relacionadas