Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Produção industrial baiana cresce 1,1% entre outubro e novembro, aponta IBGE

Bahia

Produção industrial baiana cresce 1,1% entre outubro e novembro, aponta IBGE

Mesmo com menor crescimento entre os 15 locais pesquisados, o resultado ficou acima da média nacional, que foi de 0,2%

Produção industrial baiana cresce 1,1% entre outubro e novembro, aponta IBGE

Foto: Arquivo / Agência Brasil

Por: Daniel Brito no dia 07 de dezembro de 2018 às 12:40

A produção industrial da Bahia voltou a crescer no mês de outubro, de acordo com dados divulgados hoje (7) pelo IBGE. Segundo o instituto, o crescimento foi de 1,1%, após o estado registrar uma queda de -3,1% em setembro. Mesmo com o menor crescimento entre os 15 locais pesquisados, o resultado ficou acima da média nacional, que foi de 0,2%.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, a produção industrial baiana também cresceu, com uma variação positiva de 7,1%, após ter caído -2,6% em setembro. Neste caso, o desempenho também foi melhor do que a média nacional, de 1,1%, e acompanhou o movimento de crescimento verificado em outros 9 dos 15 locais pesquisados.

O aumento de 7,1% é reflexo do desempenho positivo das indústrias de transformação (7,3%) e extrativas (3,5%), que cresceram em 5 das 11 atividades pesquisadas separadamente no estado.

Entre os principais impactos positivos para o crescimento, estão a da fabricação de celulose, papel e produtos de papel (39,0%), que registra aumentos seguidos desde maio deste ano, e fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (18,0%), que contabilizou o segundo aumento consecutivo em um ano.

Setores, como o de metalurgia, com 7,9%; outros produtos químicos, com 7,2%; e fabricação de bebidas, com 4,3%, também cresceram. Como impactos negativos, estão a produção de veículos e a fabricação de alimentos, que registraram queda de -5,5% e -5,0%, respectivamente.