Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Ufba é 20ª melhor universidade do Brasil, aponta MEC 

Bahia

Ufba é 20ª melhor universidade do Brasil, aponta MEC 

A nota do IGC varia de 1 a 5. As instituições com 4 e 5 são consideradas excelentes e notas abaixo de 3 são insatisfatórias

Ufba é 20ª melhor universidade do Brasil, aponta MEC 

Foto: Divulgação

Por: Alexandre Galvão no dia 18 de dezembro de 2018 às 12:19

A Universidade Federal da Bahia é apontada pelo Ministério da Educação (MEC) como a 20ª melhor instituição federal do país. O ranking foi divulgado através do  principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro, o Índice Geral de Cursos (IGC).

Ano passado, a Ufba foi em 21º. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em primeiro lugar no ranking, com a melhor nota do IGC, a mesma posição da avaliação do ano passado. Os dados foram divulgados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A nota do IGC varia de 1 a 5. As instituições com 4 e 5 são consideradas excelentes e notas abaixo de 3 são insatisfatórias. Instituições que ficam abaixo de 3 não podem se expandir, ou seja, não podem construir novos campi, nem abrir cursos ou aumentar o número de vagas. Cursos autorizados podem sofrer redução de vagas ou ter processos seletivos suspensos, após vistoria de especialistas.