Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Reconhecimento facial vai ajudar a identificar bandidos em Salvador

Bahia

Reconhecimento facial vai ajudar a identificar bandidos em Salvador

Implantado inicialmente na capital, sistema será estendido para todo o estado, segundo SSP-BA

Reconhecimento facial vai ajudar a identificar bandidos em Salvador

Foto: Jorge Cordeiro / SSP-BA

Por: Juliana Rodrigues no dia 18 de dezembro de 2018 às 13:20

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) vai implementar um novo sistema de inteligência para a captura de criminosos. O programa foi apresentado na manhã de hoje (18) pelo governador Rui Costa e pelo secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Com o nome de Vídeo Policiamento, o projeto vai fazer o reconhecimento facial de procurados e identificar placas de carros com restrição de roubo, a partir de imagens das câmeras de segurança da cidade, de forma automática. A capacidade é de 2 mil checagens simultâneas e os dados serão cruzados com o banco da SSP-BA.

"Quanto maior o número de câmeras, maior a necessidade de atenção de quem analisa, por isso investimos pesado em tecnologia. Agora, um computador vai fazer de forma muito mais ágil, através do processamento inteligente, a identificação de pessoas, veículos ou de situações que venham gerar riscos ao povo baiano e prestar esses dados de maneira rápida ao policial", explicou Rui Costa.

De acordo com a SSP-BA, mais de R$ 18 milhões foram investidos nos softwares de reconhecimento e 310 novas câmeras também serão incorporadas ao parque já existente no estado. A tecnologia também vai auxiliar na localização de pessoas desaparecidas.

Inicialmente aplicado apenas em alguns pontos da capital baiana, como a Rodoviária, as estações de metrô, o Ferry-boat e a Arena Fonte Nova, o Vídeo Policiamento deverá ser estendido a todo o estado em 2019.