Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

Prédio tombado pelo Iphan desaba parcialmente em Cachoeira; ninguém ficou ferido

Caso aconteceu no último sábado (19); segundo órgão, imóvel foi vistoriado na semana passada

Prédio tombado pelo Iphan desaba parcialmente em Cachoeira; ninguém ficou ferido

Foto: Reprodução / Blog Recôncavo Online

Por: Juliana Rodrigues no dia 22 de janeiro de 2019 às 13:20

Parte de um casarão histórico onde funcionava o antigo Hotel Colombo desabou na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano. O imóvel, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), passou por vistorias recentemente.

O desabamento ocorreu na madrugada de sábado (19), quando boa parte da estrutura foi ao chão. O prédio estava vazio e ninguém ficou ferido.

Em nota enviada ao G1, o Iphan informou que o imóvel estava em estado precário e sem telhados há algum tempo, mas que passou por uma vistoria na última semana, e que não foram identificados riscos de desabamento ou danos. De acordo com o órgão, é provável que o prédio tenha desabado a partir da parte interna. O imóvel foi vistoriado novamente ontem (21).

A próxima etapa, segundo o Iphan, é a notificação do proprietário do casarão, que deverá se responsabilizar pelo imóvel. O órgão explica que o tombamento é o reconhecimento da relevância de um bem enquanto Patrimônio Cultural, mas não tira do proprietário o dever de manutenção do espaço.