Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Cacique baiano busca proteção após relatar ameaças de morte

Bahia

Cacique baiano busca proteção após relatar ameaças de morte

Líder dos índios tupinambás de Buerarema afirma que fazendeiros e policiais estariam planejando matar seus três irmãos e duas sobrinhas

Cacique baiano busca proteção após relatar ameaças de morte

Foto: Divulgação MPF

Por: Juliana Rodrigues no dia 14 de fevereiro de 2019 às 09:20

O cacique Josivaldo Ferreira da Silva, mais conhecido como Babau, que é líder dos índios tupinambás da Serra do Padeiro, em Buerarema, no sul do estado, busca proteção policial para si e seus familiares após descobrir suposto plano de assassinatos.

Na semana passada, Babau buscou o Ministério Público Federal (MPF), em Brasília, para denunciar o caso e pedir providências sobre a demarcação da Terra Indígena Tupinambá, de Olivença. Ele ainda levou uma carta às autoridades nacionais e internacionais.

Segundo o cacique, índios relataram a ele que fazendeiros e policiais civis e militares teriam se reunido em Itabuna, no sul do estado, para discutir uma forma de matar seus três irmãos e duas sobrinhas. O plano seria fazer uma falsa blitz na qual os índios seriam incriminados com armas e drogas “plantadas” nos carros. O grupo já teria conhecimento até mesmo da rotina dos familiares de Babau.

O cacique ainda disse ao MPF que os índios descobriram que um veículo com placa de Salvador estava perseguindo uma das sobrinhas dele.

O MPF informou ontem (13) que foram enviados ofícios para o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e para a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), "pedindo medidas necessárias para a efetiva proteção do cacique e seus familiares".

Em contato com o jornal Correio, a SSP informou que não recebeu comunicado sobre pedido de proteção. O MPF informou ainda que "ofícios a outras autoridades devem ser enviados ainda esta semana", e que não disponibilizaria o conteúdo dos mesmos.