Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Bahia

Luiz Fernando Contreiras morre aos 95 anos

Corpo será cremado às 17h, na capela B, do cemitério Jardim da Saudade, em Brotas

Luiz Fernando Contreiras morre aos 95 anos

Foto: Reprodução/Comissão Estadual da Verdade

Por: Matheus Simoni no dia 15 de fevereiro de 2019 às 12:26

Engenheiro e militante do PCB, Luiz Fernando Contreiras de Almeida morreu hoje (15) aos 95 anos. Nascido em Mundo Novo, no interior da Bahia, o comunista foi tema do livro “Contreiras, Camarada Engenheiro – uma história de luta e coerência”, lançado pelo jornalista e escritor Elieser Cesar, em 2009. A obra narra a trajetória de Contreiras, testemunha de fatos históricos como a queda do Muro de Berlim e a extinção da URSS.

Durante a vida, o militante, que chegou a ser presidente do PCB-BA, foi preso três vezes. A primeira ocorreu por organizar em 28 de fevereiro de 1948, aos 25 anos de idade, um comício na Praça da Sé, em comemoração do centenário do Manifesto Comunista de Marx e Engels e pela legalização do PCB, cassado pelo governo Dutra. Já a segunda ocorreu durante a campanha “O petróleo é nosso”, em fevereiro de 1953. Aos 30 anos de idade, passou 15 dias trancafiado na Casa de Detenção, antigo Forte de Santo Antônio.

Durante a ditadura militar, Contreiras foi torturado com eletrochoques pelo coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, e chegou a sofrer uma tentativa de assassinato por parte do delegado Sérgio Fleury, num sítio chamado pelos militares de “fazendinha”.

O corpo de Luiz Contreiras será cremado às 17h, na capela B, do cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.