Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Venezuelanos resgatados de trabalho escravo buscam permanência legal

Bahia

Venezuelanos resgatados de trabalho escravo buscam permanência legal

Trabalhadores estão se regularizando para poderem trabalhar no Brasil

Venezuelanos resgatados de trabalho escravo buscam permanência legal

Foto: Juliane Oliveira / Ascom SJDHDS

Por: Catarina Lopes no dia 23 de abril de 2019 às 18:20

Os venezuelanos resgatados de trabalho análogo ao escravo na última quinta-feira (18), no sul da Bahia, estão sendo acompanhados pela Secretaria de Justiça,  Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). Eles não desejam regressar ao seu país de origem, portanto foram encaminhados às unidades de saúde, emissão de documentação, cadastramento em programas sociais.

O coordenador de Combate ao Trabalho Escravo Admar Fontes lembra que alguns dos 10 trabalhadores têm ferimentos expostos, alergias e não tomaram as vacinas necessárias para entrar no Brasil. "Diante disso, vamos acompanhar e encaminhar todos eles às consultas médicas para devidos tratamentos", afirma Fontes.

Os trabalhadores têm autorização legal para estar no Brasil, mas não possuem permissão para trabalhar. "É urgente a emissão dos documentos como Carteiras de Identidade e Trabalho, dentre outros. Depois disso, iremos viabilizar a inserção formal dessas pessoas no mercado de trabalho, para que possam se manter no país de forma justa e segura", apontou o coordenador.