Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Bahia

Caso das siamesas nascidas na Bahia é 'raro e complexo', diz médico de Goiás

Previsão da equipe médica é que Laura e Laís sejam separadas em um ano

Caso das siamesas nascidas na Bahia é 'raro e complexo', diz médico de Goiás

Foto: Corpo de Bombeiros

Por: Juliana Rodrigues no dia 17 de agosto de 2019 às 19:30

O caso das gêmeas siamesas Laura e Laís, nascidas na quinta (15) em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, é considerado "raro e complexo", na avaliação do médico Zacharias Calil. Unidas pela bacia e pelo abdômen, as gêmeas compartilham fígado, bexiga e intestino e foram transferidas ontem (16) para o Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia. 

A previsão da equipe médica, segundo o G1, é que elas sejam separadas em um ano, pois é necessário que tenham pele suficiente para poder passar pelo procedimento.

“Não tem pele suficiente para o fechamento do abdômen, da bacia. Em cerca de 8 meses nós vamos fazer a introdução dos expansores de silicone, que é embaixo da pele. Eles são insufláveis, por isso vai crescendo”, explicou o médico.

A mãe das gêmeas, Liliane Silva dos Santos, segue internada no Hospital e Maternidade Luiz Argollo, onde deu à luz. O estado de saúde dela é estável. 

O HMI é o único hospital ligado ao SUS capaz de realizar a separação de siameses. Desde 2000, já foram registrados 39 casos. Com Laura e Laís, o número passa para 40.