Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Bahia

Monitor aponta redução da área com seca na Bahia, com exceção do extremo sul

Alto São Francisco foi uma regiões que registraram redução da intensidade da seca no estado

Monitor aponta redução da área com seca na Bahia, com exceção do extremo sul

Foto: Reprodução

Por: Juliana Almirante no dia 29 de fevereiro de 2020 às 08:57

A atualização mais recente do Monitor de Secas mostra que a Bahia registrou a redução das áreas sob seca na maior parte do estado. No entanto, com base na análise dos indicadores de curto e longo prazo, aumentaram as áreas de seca moderada no extremo sul.

Diminuíram as regiões com seca grave no alto São Francisco, próximo à divisa com Minas Gerais, e sob seca extrema no norte da Bahia. Além disso, com as chuvas acima da média em janeiro, a área sem seca também aumentou em parte do Recôncavo baiano. 

O Monitor de Secas é coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA), com apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido conjuntamente com instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos. Na Bahia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) atua no Monitor de Secas, que é usado para auxiliar a execução de políticas públicas de combate à seca.

Chuvas

Em janeiro deste ano, foram registradas chuvas acima da média histórica em Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, leste e sul do Piauí, centro-oeste da Bahia e extremo norte do Ceará, com precipitações acumuladas entre 250mm e 300mm.

No centro-sul de Minas e no nordeste do Maranhão, as chuvas ultrapassaram os 400mm em janeiro. Com isso, o Monitor registrou redução das áreas com seca sobretudo no Nordeste, Espírito Santo e Minas Gerais.