
Bahia
Professora volta a reintegrar à UFBA após demissão no período da Ditadura
Em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (18), em Salvador, a professora Mariluce Moura foi reintegrada ao corpo docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), após perder em 1976 o direito de exercer as funções profissionais na universidade durante a Ditadura Militar. [Leia mais...]

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em uma cerimônia realizada nesta última sexta-feira (18), em Salvador, a professora Mariluce Moura foi reintegrada ao corpo docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), após perder em 1976 o direito de exercer as funções profissionais na universidade durante a Ditadura Militar.
A professora foi torturada e presa pelos agentes da repressão e, também, foi demitida do seu cargo no Departamento de Comunicação da UFBA. Posteriormente, foi absorvida pela Justiça Militar e só conseguiu recuperar o emprego após um processo de anistia, no qual teve início em 2011.
"Eu poderia escolher uma indenização, mas do ponto de vista simbólico, moral, profissional, minha reintegração é algo que eu achava que o estado brasileiro me devia. Não sei ainda a data exata de quando vou voltar para universidade, mas em janeiro vou conversar com a UFBA e com o pessoal da Facom (Faculdade de Comunicação da UFBA) para definir o calendário", disse Moura.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

