Bahia

Procon garante operação contra fraudes na Black Friday

Denúncias mais frequentes do consumidor são referentes à publicidades enganosas e entrega

[Procon garante operação contra fraudes na Black Friday]
Foto : Carol Garcia/GOVBA

Por Adele Robichez no dia 20 de Novembro de 2020 ⋅ 11:20

O superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), Filipe Vieira, afirmou que o órgão já está acompanhando a programação da Black Friday, temporada de compras antecipadas para o natal com grandes promoções, que acontece oficialmente na próxima sexta-feira (27), já que muitas lojas estenderam o tempo de descontos para evitar aglomerações. 

O dirigente do órgão dá algumas dicas para poder aproveitar o período da melhor forma. "Para saber se de fato existe uma promoção, a gente recomenda que o consumidor faça uma pesquisa do histórico de preços e, em compras na internet, ter cuidado: preferir sites oficiais ou renomados, evitando que dados como nome, CPF ou dados do cartão possam ser roubados com má intenção e, com isso, gerar cobranças erradas", diz.

As denúncias mais frequentes do consumidor para a Black Friday, ainda de acordo com o superintendente, são: publicidade enganosa, quando a loja divulga uma promoção falsa, e a entrega, momento posterior à promoção - o consumidor compra e não recebe ou, quando recebe, é muito tempo depois.

"Vale a pena pedir ajuda a um amigo, vizinho, filho, parente ou recorrer a essas orientações do Procon", recomenda FIlipe Vieira.

Notícias relacionadas