Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Brasil

Ministro da Educação afirma que vai ouvir representantes das universidades federais antes de revogar decreto

MEC avalia voltar atrás na decisão da revogação da portaria que determinava a volta das aulas presenciais

Ministro da Educação afirma que vai ouvir representantes das universidades federais antes de revogar decreto

Foto: Isac Nóbrega/PR

Por: Adele Robichez no dia 03 de dezembro de 2020 às 13:40

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou hoje (3) ao portal CNN, que vai ouvir os representantes do ensino superior antes de decidir se, finalmente, vai revogar ou não o decreto que determinava a volta às aulas nas universidades federais a partir de 4 de janeiro.

A possibilidade de fazer ajustes na portaria ao invés de revogá-la surgiu após uma declaração do presidente Jair Bolsonaro, ontem (2), afirmando que quer o retorno das atividades presenciais em todos os níveis da educação.

O governo justifica que a revogação não faria sentido pois há a expectativa de que haja a vacina em 2021. Desta forma, se apenas ajustada, poderia mudar o mês ou determinar que a volta presencial ocorra apenas quando a vacinação iniciar.

O Ministro reconheceu, porém, após manifestações contrárias das universidades, a falta de planejamento das entidades para o retorno da aula e disse que pretende “ouvir o mundo acadêmico” e garante sensibilidade ao sentimento da população, que está preocupada com o avanço da pandemia no país.

Logo após determinação do MEC, o reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, divulgou ontem (2) uma nota afirmando que a instituição não retornaria a ter aulas presenciais em janeiro com o argumento de que “não colocará em risco a vida da comunidade, nem deixará de cumprir, com autonomia, sua missão própria de ensino, pesquisa e extensão”, disse.