Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Associações assinam manifesto por geração distribuída de energia no Brasil

Brasil

Associações assinam manifesto por geração distribuída de energia no Brasil

Geração Distribuída refere-se a energia elétrica gerada no local de consumo ou próximo a ele, por meio de fontes renováveis

Associações assinam manifesto por geração distribuída de energia no Brasil

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 05 de dezembro de 2020 às 19:00

Associações do setor de energia enviaram um manifesto ao Congresso Nacional em defesa da Geração Distribuída (GD) de Energia no país. O segmento reclama que o sistema de compensação proposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em relação à produção de energias limpas é contraproducente.

“A norma que regula a modalidade está em processo de revisão pela Aneel, e a proposta atual é muito prejudicial aos consumidores que desejam produzir a própria energia”, afirmam os presidentes das associações que assinam o manifesto, que inclui a Associação Baiana de Energia Solar (ABS).

Geração Distribuída refere-se a energia elétrica gerada no local de consumo ou próximo a ele, por meio de fontes renováveis, como energia solar, eólica e hídrica. 

A Aneel propôs que quem produz e consome energia receba de volta, em vez de 100% – como já acontece –, 38% do valor da produção em relação ao valor da energia consumida. Segundo as associações, isso seria prejudicial para os consumidores. 

Para participar do abaixa-assinado, basta acessar o link.