Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Brasil

Transferência de pacientes do Amazonas alerta para transmissão da variante da Covid-19

O gestor do estado afirma que era a única solução para salvar os pacientes que precisam de oxigênio para sobreviver

Transferência de pacientes do Amazonas alerta para transmissão da variante da Covid-19

Foto: DPA/Picture Alliance

Por: Adele Robichez no dia 15 de janeiro de 2021 às 08:40

Autoridades estão com medo de que a transferência de pacientes de Manaus para outros estados acelere a disseminação da nova cepa no Brasil. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC-AM), essa era a única solução para salvar os pacientes que precisam de oxigênio para sobreviver.

A situação crítica dos hospitais de Manaus, sem oxigênio disponível, levou alguns representantes do Judiciário e do Legislativo a cobrarem ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), uma ação realmente eficaz contra a crise.

Em uma reunião realizada ontem (14), o Ministério da Saúde fez um documento chamado de "Operação Oxigênio", com uma lista de intervenções, como a transferência de pacientes para outros estados, que já está sendo feita.

De todos os estados, nove estão com a ocupação de leitos acima de 70% e não podem receber os amazonenses. São eles Pernambuco (83%), Mato Grosso do Sul (80%), Paraná (80%), Espírito Santo (79%), Rondônia (78%), Santa Catarina (75%), Rio Grande do Sul (74%), Bahia (73%) e Minas Gerais (71%).