Brasil

Sistema Cantareira: nível de água sobe e atinge superfície de comportas

Após operar no volume morto desde maio de 2014, o Sistema Cantareira voltou a atingir nesta quarta-feira (30) a superfície das comportas com o nível em 29,3% de sua capacidade. [Leia mais...]

[Sistema Cantareira: nível de água sobe e atinge superfície de comportas]
Foto : Reprodução/ Folha PR

Por Matheus Morais no dia 30 de Dezembro de 2015 ⋅ 12:52

Após operar no volume morto desde maio de 2014, o Sistema Cantareira voltou a atingir nesta quarta-feira (30) a superfície das comportas com o nível em 29,3% de sua capacidade. De acordo com informações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), de terça-feira (29) para quarta-feira, o sistema recebeu mais 5,4 milímetros (mm) de água, elevando para 258,2 mm o volume captado desde o início deste mês, acima do esperado para todo o mês de dezembro (219,4 mm).

Contudo, faltam ainda mais 0,2 bilhões de litros de água para repor toda a água utilizada da reserva técnica. Até maio do ano passado, esse manancial abastecia cerca de 9 milhões de pessoas na capital e no interior. Com o agravamento da crise hídrica, a Sabesp reduziu, gradativamente, esse universo, racionalizando o atendimento por meio da transferência de consumidores para outros mananciais, no caso os Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga. Hoje, apenas 5,2 milhões de pessoas dependem das retiradas do Cantareira.

No Sistema Alto Tietê, foi registrada pequena melhora no armazenamento entre ontem e hoje, mas o nível ainda é baixo, passou de 23,3% para 23,5%. Já no Guarapiranga, o nível baixou de 90,9% para 88,2%. No Rio Grande, o nível também caiu de 96,3% para 95,5%, enquanto no Alto Cotia, o nível de armazenamento passou de 84,4% para 85,5%. O Sistem Rio Claro ficou estável com de 71% de armazenamento.

 

 

 

Notícias relacionadas

[PGR defende prisão do fundador da Pague Menos]
Brasil

PGR defende prisão do fundador da Pague Menos

Por Marina Hortélio no dia 16 de Outubro de 2018 ⋅ 15:00 em Brasil

No recurso, Francisco Deusmar de Queirós contesta a decisão do STJ que manteve a execução provisória de pena

[Apenas 3,3% dos estudantes brasileiros querem ser professores]
Brasil

Apenas 3,3% dos estudantes brasileiros querem ser professores

Por Alexandre Galvão no dia 15 de Outubro de 2018 ⋅ 10:20 em Brasil

Os países com os maiores percentuais de estudantes que querem ser professores são Argélia, onde 21,7% dos estudantes querem ser professores, e Kosovo, onde esse percentua...