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Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Governo federal paga influenciadores para defender tratamento precoce

R$ 1,3 milhão foi montante gasto com ações de publicidade a favor da abordagem defendida por Bolsonaro

Governo federal paga influenciadores para defender tratamento precoce

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 31 de março de 2021 às 16:20

O governo federal investiu mais de R$ 1,3 milhão para pagar ações de marketing com e publicidade em favor do tratamento precoce. Entre as ações pagas com o recurso, está a contratação de perfis com milhares de seguidores, para realização de publicações a favor da abordagem defendida pelo presidente Jair Bolsonaro. 

Dentro do total investido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Comunicação (Secom) está o montante de R$ 85,9 mil destinado ao pagamento do cachê de 19 "famosos" contratados para divulgar estas campanhas em suas redes sociais. Foram contratados influenciadores João Zoli (747 mil seguidores), Jéssika Taynara (309 mil seguidores) e Pam Puertas (151 mil seguidores), além da ex-BBB, Flávia Viana (2,5 milhões de seguidores).

Celebrado em janeiro deste ano, o contrato com os quatro influenciadores gerou um gasto de R$ 23 mil. As obrigações dos contratados envolviam falar sobre o “atendimento precoce". A verba saiu de um investimento total de R$ 19,9 milhões da campanha publicitária denominada "Cuidados Precoces COVID-19".No roteiro da ação, a Secom orientava os influenciadores a fazer um post no feed e seis stories —todos no Instagram— dizendo para os seguidores que, caso sentissem sintomas da covid, era "importante que você procure imediatamente um médico e solicite um atendimento precoce"

Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) pela pela Agência Pública.