Brasil

Material escolar dos alunos brasileiros fica 10% mais caro em 2016

O material escolar dos alunos das escolas brasileiras vai ficar mais caro neste ano. De acordo com estimativa da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, os artigos vão ficar 10% mais caros em 2016. A alta está diretamente associada à desvalorização do real, ao aumento dos insumos e à mão de obra.[Leia mais...]

[Material escolar dos alunos brasileiros fica 10% mais caro em 2016]
Foto : Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Matheus Simoni no dia 04 de Janeiro de 2016 ⋅ 20:08

O material escolar dos alunos das escolas brasileiras vai ficar mais caro neste ano. De acordo com estimativa da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, os artigos vão ficar 10% mais caros em 2016. A alta está diretamente associada à desvalorização do real, ao aumento dos insumos e à mão de obra.

Segundo o presidente da ABFIAE, Rubens Passos, os artigos de papelaria estão entre os mais caros. "Os produtos fabricados no País, como caneta, borracha e massa escolar, podem ter um aumento de até 12% e que os produtos importados, como mochilas, lancheiras e estojos terão aumento entre 20% e 30%", afirma ele.

Além disso, Passos também credita o aumento à tributação excessiva, que é considerada uma das grandes vilãs que impacta profundamente no valor dos produtos escolares. Recentemente, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) divulgou que esses artigos são taxados em até 47%, como no caso das canetas. Itens como apontador e a borracha escolar têm alíquota de 43%; caderno universitário e lápis, 35%.

Comentarios

Notícias relacionadas

[Termina hoje o prazo de inscrições para o Sisu]
Brasil

Termina hoje o prazo de inscrições para o Sisu

Por Metro1 no dia 15 de Junho de 2018 ⋅ 10:40 em Brasil

Ao entrar no sistema, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas