Material escolar dos alunos brasileiros fica 10% mais caro em 2016
O material escolar dos alunos das escolas brasileiras vai ficar mais caro neste ano. De acordo com estimativa da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, os artigos vão ficar 10% mais caros em 2016. A alta está diretamente associada à desvalorização do real, ao aumento dos insumos e à mão de obra.[Leia mais...]
![Material escolar dos alunos brasileiros fica 10% mais caro em 2016 [Material escolar dos alunos brasileiros fica 10% mais caro em 2016]](https://www.metro1.com.br/noticias/10577,material-escolar-dos-alunos-brasileiros-fica-10-mais-caro-em-2016-3.jpg)
Por Matheus Simoni no dia 04 de Janeiro de 2016 ⋅ 20:08
O material escolar dos alunos das escolas brasileiras vai ficar mais caro neste ano. De acordo com estimativa da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, os artigos vão ficar 10% mais caros em 2016. A alta está diretamente associada à desvalorização do real, ao aumento dos insumos e à mão de obra.
Segundo o presidente da ABFIAE, Rubens Passos, os artigos de papelaria estão entre os mais caros. "Os produtos fabricados no País, como caneta, borracha e massa escolar, podem ter um aumento de até 12% e que os produtos importados, como mochilas, lancheiras e estojos terão aumento entre 20% e 30%", afirma ele.
Além disso, Passos também credita o aumento à tributação excessiva, que é considerada uma das grandes vilãs que impacta profundamente no valor dos produtos escolares. Recentemente, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) divulgou que esses artigos são taxados em até 47%, como no caso das canetas. Itens como apontador e a borracha escolar têm alíquota de 43%; caderno universitário e lápis, 35%.