Brasil

Ator Antônio Pompêo é encontrado morto dentro de casa, no Rio de Janeiro

O ator Antônio Pompêo foi encontrado morto nesta terça-feira (5) em sua casa, em Guaratiba, em Zona Oeste do Rio. De acordo com a Polícia Militar, o corpo do ator foi encontrado dentro de casa, onde ele estava desde o último domingo (3). O ator e artista plástico tinha 62 anos e as causas da morte ainda não foram divulgadas. [Leia mais...]

[Ator Antônio Pompêo é encontrado morto dentro de casa, no Rio de Janeiro]
Foto : Reprodução/TV Globo

Por Matheus Simoni no dia 05 de Janeiro de 2016 ⋅ 18:16

O ator Antônio Pompêo foi encontrado morto nesta terça-feira (5) em sua casa, em Guaratiba, em Zona Oeste do Rio. De acordo com a Polícia Militar, o corpo do ator foi encontrado dentro de casa, onde ele estava desde o último domingo (3). O ator e artista plástico tinha 62 anos e as causas da morte ainda não foram divulgadas.

Nascido na cidade de São José do Rio Pardo, em São Paulo, Antônio participou de vários filmes, como "Xica da Silva" e "O cortiço". Atuou também em novelas da Globo como "O Rei do Gado", "A viagem", "Pecado capital", "Mulheres de areia", "A casa das sete mulheres", "Pedra sobre pedra" e "Fera ferida". Seu início na TV foi em "A Moreninha", em 1975.

Por meio de nota, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) lamentou a morte do ator e destacou o papel de Pompêo como militante contra o preconceito racial. Ele foi presidente do Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan) e diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura. Foi um dos idealizadores do Projeto "A Cor da Cultura", que se tornou material de apoio pedagógico em todo o território nacional para a formação de docentes e estudantes em História e Cultura afro-brasileiras. Na Bahia, Antônio Pompêo tinha um largo ciclo de amizade com pessoas e organizações ligadas ao campo da cultura, com destaque para os blocos afro, como o Olodum e o Ilê Aiyê.

Notícias relacionadas

[Acidentes de trânsito com vítimas caem 18% até agosto]
Brasil

Acidentes de trânsito com vítimas caem 18% até agosto

Por Matheus Simoni no dia 21 de Outubro de 2018 ⋅ 07:30 em Brasil

De janeiro a agosto, segundo relatórios, o total de indenizações pagas por acidentes somaram 216.023, contra 263.841 registrados no mesmo período do ano passado