Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Após polêmicas, IBGE planeja Censo para 2022

Planejamento será iniciado após decisão do STF.

Após polêmicas, IBGE planeja Censo para 2022

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Por: Gabriel Amorim no dia 18 de maio de 2021 às 14:36


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que começará a planejar a realização do próximo Censo para 2022. O planejamento será iniciado depois de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que votou para obrigar o governo federal a realizar a pesquisa no ano que vem. O Censo havia sido cancelado pelo Palácio do Planalto com a justificativa de falta de verba no orçamento. 

Na nota divulgada à imprensa,   o IBGE detalha as fases do planejamento. “O projeto descreverá as demandas de recursos a serem repassados ao Instituto ainda neste ano, para que o Censo ocorra no ano que vem - por enquanto, sem data definida. A prioridade, agora, é fechar a proposta, já que há necessidade urgente de recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias essenciais ao longo de 2021”, explica.

O texto ainda explica que o projeto de planejamento é apenas o primeiro passo até a realização da pesquisa. “Após a elaboração do plano de trabalho, serão retomadas reuniões com as áreas técnica, consultiva e operacional, que vão definir as melhores condições e o período adequado para realização do Censo em 2022”