Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Intervalo da Pfizer será reduzido só após todos os adultos tomarem 1ª dose, diz Queiroga

Brasil

Intervalo da Pfizer será reduzido só após todos os adultos tomarem 1ª dose, diz Queiroga

Distância entre as aplicações deve passar de 3 meses para 21 dias, como sugere a bula do imunizante

Intervalo da Pfizer será reduzido só após todos os adultos tomarem 1ª dose, diz Queiroga

Foto: Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 28 de julho de 2021 às 08:17

O intervalo para aplicação das doses da Pfizer só será reduzido após toda a população adulta receber ao menos a primeira vacina contra a Covid-19. A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

“A nossa expectativa é atingir essa população acima de 18 anos, vacinada, até o final de agosto, começo de setembro. A partir daí nós vamos discutir a redução do intervalo da dose da Pfizer, assim a gente avançaria com a D2 (segunda dose) em um número maior de pacientes”, disse Queiroga nesta terça-feira (27).

Com a medida, o intervalo entre as doses da Pfizer deve passar de cerca de três meses para 21 dias, como é sugerido na bula do imunizante.

Queiroga confirmou a intenção de reduzir o intervalo entre as doses da Pfizer à colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, na segunda (26). No mesmo dia, o secretário-executivo da Saúde, Rodrigo Cruz, disse que era dada como certa a decisão e que a pasta apenas avaliava qual o momento de orientar a mudança.

O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) reagiu às declarações da Saúde, e pediu que a mudança fosse feita apenas em setembro. Os secretários de estados e municípios chegaram a um acordo nesta terça com Queiroga para empurrar a decisão para depois da entrega da primeira dose a todos os adultos.

O ministro afirmou que as alterações de intervalos entre as doses serão tomadas com base em pareceres técnicos e aval de secretários de estados e municípios.