Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Carnaval seguro no Rio exige vacinação de 80% da população, apontam Fiocruz e UFRJ

Brasil

Carnaval seguro no Rio exige vacinação de 80% da população, apontam Fiocruz e UFRJ

Relatório exige também protocolos rígidos da prefeitura e ações constantes de monitoramento e vigilância das autoridades sanitárias

Carnaval seguro no Rio exige vacinação de 80% da população, apontam Fiocruz e UFRJ

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 14 de outubro de 2021 às 16:12

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontam cinco indicadores para realização de carnaval seguro na cidade em 2022. A nota técnica foi feita a pedido da Comissão Especial de Carnaval da Câmara dos Vereadores. 

O documento alerta para a necessidade de mais de 80% da população no Brasil, no Estado do Rio e no município vacinada com as duas doses ou dose única contra covid-19. Exige também protocolos rígidos da prefeitura e ações constantes de monitoramento e vigilância das autoridades sanitárias.

O relatório lista ainda condições como uma média móvel semanal menor que 110 casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); tempo de espera e quantidade de casos de SRAG na fila para internação no município de três pessoas por dia, com tempo de espera que não deve ultrapassar de uma hora; porcentagem de testes diagnósticos positivos no município (RT-PCR ou Ag) durante os últimos 7 dias menor do que 5%; taxa de contágio da cidade do Rio menor que 1, sendo 0,5 o ideal, por um período de pelo menos 7 dias.

O conteúdo enviado ao Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), considera indicadores usados por organismos internacionais para atividades de potenciais riscos de aglomerações.