Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Brasil pode ter 1 milhão de casos diários de Covid em duas semanas

Brasil

Brasil pode ter 1 milhão de casos diários de Covid em duas semanas

Sistemas de notificação do Ministério da Saúde estão instáveis há um mês, após ataques hackers, e não há uma política ampla de testagem

Brasil pode ter 1 milhão de casos diários de Covid em duas semanas

Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

Por: Luciana Freire no dia 08 de janeiro de 2022 às 10:25

Em duas semanas, o Brasil pode chegar a um milhão de pessoas infectadas por dia com Covid. A projeção foi feita pela Universidade de Washington (EUA) e considera que os casos são muito superiores aos dados oficiais e devem mais do que dobrar em 15 dias.

O país vive um apagão de números sobre a doença, portanto não se sabe o tamanho da onda de contaminações impulsionada pela variante ômicron atualmente. 

Isso porque os sistemas de notificação do Ministério da Saúde estão instáveis há um mês, após ataques hackers, e não há uma política ampla de testagem.

A universidade estima que 468 mil pessoas tenham sido infectadas no Brasil apenas nesta sexta (7), incluindo aquelas que não fizeram exames. A quantidade é quase nove vezes superior aos testes positivos registrados pelos estados nas últimas 24 horas (53.419, segundo o consórcio de veículos de imprensa). A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.