Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Após paralisação temporária, Anvisa pede suspensão definitiva da temporada de cruzeiros

Brasil

Após paralisação temporária, Anvisa pede suspensão definitiva da temporada de cruzeiros

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) também se posicionou contra o retorno da atividade dos cruzeiros

Após paralisação temporária, Anvisa pede suspensão definitiva da temporada de cruzeiros

Foto: Otávio Santos / Secom PMS

Por: Metro1 no dia 13 de janeiro de 2022 às 09:45

Depois de consecutivos surtos de Covid-19 em navios, a temporada de cruzeiros no Brasil foi temporariamente paralisada. Com previsão de retorno no dia 21 de janeiro deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, na última quarta-feira (12), ao governo federal a suspensão dessa vez definitiva da temporada. 

A sugestão foi feita ao Ministério da Saúde e à Casa Civil da Presidência da República. 

“Desde a recomendação de suspensão temporária, a Anvisa vem avaliando a evolução do cenário epidemiológico do SARS-CoV-2 a bordo dos navios e também no Brasil e no mundo. Observa-se que o cenário tem se tornado ainda mais desafiador tendo em vista, em especial, o aumento vertiginoso do número de casos nas embarcações e no Brasil”, diz trecho do comunicado divulgado pela Anvisa.

Na Bahia, a secretária de Saúde, Tereza Paim, afirmou ser contra o retorno da temporada de cruzeiros. “Além da explosão de casos dessas doenças, ainda estamos enfrentando na Bahia problemas por conta das chuvas, que levou mais de 175 municípios a decretar estado de emergência”, disse em nota.

Salvador irá deixar de receber mais de 40 mil turistas sem a chegada das embarcações. Porém, o secretário de Turismo também se mostrou contrário à retomada. A capital baiana foi uma das cidades que recebeu um navio com surto de Covid-19 entre passageiros e tripulantes.